23/12/2024

 

Caros jornalistas e restantes profissionais da atividade jornalística

Nesta época de reflexão e celebração, dirigimo-nos a todos com uma mensagem de reconhecimento e esperança. O ano que agora finda foi, de novo, marcado por grandes desafios para o jornalismo e para os jornalistas em Portugal e no mundo. Num contexto de crises globais, desinformação crescente e pressões constantes sobre a liberdade de imprensa, os jornalistas continuaram a demonstrar uma enorme resiliência ao procurarem manter viva a chama de um jornalismo livre e íntegro produzido com ética, isenção e rigor, pilar essencial da democracia.

O vosso compromisso permanente e desafiador com a verdade, independência e credibilidade, muitas vezes exercido em condições adversas, merece o nosso reconhecimento. Não ignoramos os obstáculos que muitos enfrentam, como a precariedade laboral, as ameaças diretas à integridade profissional e as dificuldades em garantir a autonomia editorial. Estes são desafios que nos comprometemos continuar a ajudar a combater, defendendo os valores da nossa profissão e os direitos de quem a exerce ao procurar garantir o cumprimento das normas que regem esta que é uma profissão regulada e constitucionalmente protegida.

Ficam os nossos votos de um Feliz Natal e que o Novo Ano traga novas oportunidades e força renovada para dar continuidade a esta verdadeira missão de serviço público.

 

O Secretariado da CCPJ