Ana Mafalda Inácio, do Diário de Notícias, Rita Colaço, da Antena 1 e Maria Amélia Moura Ramos, da SIC, são as vencedoras da sexta edição do prémio de jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, na categoria de imprensa/online, rádio e televisão, respetivamente.

Trata-se de um prémio pecuniário, promovido pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, patrocinado pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Esta distinção tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos de referência, que incidam sobre temáticas ligadas à infância e juventude, tendo sempre presente os direitos estabelecidos pela Convenção sobre os Direitos das Crianças da ONU (1989) ratificada por Portugal.

De acordo com José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, ao patrocinar este galardão, “A SPA considera útil e relevante este apoio porque estimula o trabalho dos jornalistas e a sua liberdade de escrita e observação da realidade. Os jornalistas também são autores e por isso este apoio é forte e empenhado. Assim continuará a ser nas próximas edições, se a realidade o permitir”.

Os membros do júri destacam o número elevado de candidaturas e salientam a qualidade e a diversidade dos trabalhos a concurso. As 52 peças jornalísticas concorrentes abordaram problemáticas tão distintas como a violência no namoro, a regulação da responsabilidade parental, o cancro pediátrico, o abuso sexual, os maus-tratos, o abandono, o bullying, o brincar e as crianças imigrantes, entre outras questões centrais para a proteção e promoção dos Direitos das Crianças.

As três peças vencedoras têm em comum - além da análise cuidada dos factos, riqueza de dados, pluralidade de fontes e narrativas aprimoradas que caracterizam o bom jornalismo - o foco sobre um dos direitos fundamentais das crianças: o direito a uma família ou, em caso de impossibilidade, o direito a proteção e assistência especial por parte do Estado.

Para além destes primeiros prémios, foram atribuídas dez Menções Honrosas, para espaços jornalísticos da Antena 1 e Antena 2 e para reportagens apresentadas noutros órgãos de comunicação social: Expresso, Observador, Rádio Renascença, Rádio Renascença Online, RTP, Sapo 24 e SIC (2 Menções).

O júri do prémio “Os Direitos da Crianças em Notícia” é composto pelo jornalista Adelino Gomes, Cristina Ponte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Lídia Maropo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Tanto Cristina Ponte como Lídia Maropo fazem parte de Fórum Sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens.

Este concurso teve a sua 1ª Edição em 2012 e surgiu depois da existência, em 2009, da Plataforma Comemorativa dos 50 anos da Declaração sobre os Direitos da Criança e os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança. Foi sempre preocupação do núcleo fundador desta plataforma valorizar e premiar os trabalhos jornalísticos que abordem que valorizem e respeitem o princípio da Criança como Sujeito de Direito. Assim, a 1 de junho de 2011 foi assinada a Carta Compromisso entre várias instituições, Carta deu origem à criação do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens.

Na próxima edição do prémio de jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, para trabalhos publicados no corrente ano, haverá uma novidade, uma vez que passará a ter mais uma categoria, para contemplar também meios de comunicação de âmbito regional.

Listagem dos vencedores da 6ª edição-Trabalhos publicados em 2019.

 

Imprensa/Online

1 º Prémio

Ana Mafalda Inácio (Diário de Notícias) – três peças, inseridas em dossier temático sobre adoção:

Adoção: crianças que perderam tudo e ganharam tudo;

Crianças dadas à nascença para adoção esperam um ano ou mais a decisão de juízes;

Interrupção da adoção. “Fui devolvido. Ninguém me quer...”

Menções Honrosas (4)

Luciana Leiderfarb (Expresso) - Em nome do Filho

Margarida Alpuim (Sapo 24) - Era uma vez na Casa Acreditar

Joana Gonçalves (Rádio Renascença online) –Vítimas silenciosas, testemunhas silenciadas. "As crianças são completamente esquecidas pelo Estado"

Tânia Pereirinha (Observador) - Bebés doentes ou indesejados, abandonados com dias de vida. Foram 10 num só ano e C. foi um deles

 

Rádio

1 º Prémio

Rita Colaço (Antena 1) –  Mami Huambo, grande reportagem realizada em Angola.

Menções Honrosas (3)

Sandy Gageiro (Antena 2) - Rubrica Lilliput

Projeto Rádio Zig Zag-rádio online, do Grupo RTP

Teresa Paula Costa (Rádio Renascença) - Regresso ao futuro: a Telescola ou o direito de aprender a brincar