O entendimento entre países europeus continua hoje a ser uma missão virada para o futuro. O jornalismo desempenha um papel indispensável nessa tarefa. Portugal e a Alemanha não partilham nenhuma fronteira física, mas possuem estreitas de ligações, tanto ao nível passado como do futuro. Desde há algum tempo, o interesse mútuo tem-se vindo a intensificar bastante: os alemães formam um dos principais grupos de pessoas que, cada vez mais, visitam Portugal em turismo. Portugal desempenha atualmente um papel importante na implantação de empresas alemãs no exterior, contribuindo com cerca de 50 000 colaboradores. Em 2021, Portugal será o convidado da Feira do Livro de Leipzig: a Alemanha, sobretudo Berlim, recebe muitos e muitos artistas portugueses, oferecendo-lhes a muito apreciada possibilidade de aí se fixarem,
Os fundadores e promotores do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão gostaria de aproveitar o dinamismo que atualmente se regista em torno das relações luso-alemãs e a atenção especial que resulta de as respetivas presidências do Conselho Europeu se sucederem uma à outra - a Alemanha assumiu essa presidência a 1 de julho de 2020 e entregá-la-á a Portugal a 1 de janeiro de 2021 - para fomentar ainda mais o intercâmbio e o entendimento mútuo.
Todas as funções envolvidas neste trabalho desenvolvem desde vários anos no aprofundamento das relações luso-alemãs, focando a sua intervenção em diferentes áreas. Com a criação de um prêmio bilateral que visa recompensar o bom jornalismo poder-se-á complementar essas atividades com um contributo importante.
Através deste prémio, os seus promotores expressam também a sua avaliação pelo papel que o jornalismo desempenha em prol das democracias europeias. Numa época em que a discussão pública se desenrola cada vez mais em plataformas digitais e se encontra encontrada à pressão das agitações populistas, uma opinião pública democrática precisa de bom jornalismo e, ao nível de meios de comunicação social, de um ambiente que proporcione a toda uma população o acesso a informação fundamentada, séria e diversificada.
Os prémios bilaterais de jornalismo possuem já uma certa tradição na Europa. No caso da Alemanha, desde há vários anos que prémios de jornalismo em comum com a França, a Polónia ea República Checa têm caracterizada o seu valor. Para Portugal, trata-se do primeiro prémio bilateral de jornalismo.
O Prémio de Jornalismo Luso-Alemão foi instituído pela primeira vez a 15 de setembro de 2020. Distingue, no âmbito dos meios de comunicação portugueses e alemães, textos jornalísticos já publicados, que proporcionam informação diferenciada e livre de estereótipos acerca do outro país, fomentando assim um melhor entendimento mútuo. Condição prévia para a participação será o facto de os contributos (meios de comunicação impressos e online, excluindo meios de comunicação internos de empresas, de reparações ou reparações a clientes) foi publicado pela primeira vez no espaço de tempo definido pelo regulamento do prémio, quer impressos ou publicados online nas páginas web de grandes meios de comunicação social. Artigos meramente de opinião são excluídos de participar.
As publicações publicar a concurso devem contribuir para melhorar a compreensão mútua no domínio da política, da economia, da ciência, da cultura, da sociedade e do turismo, fomentando assim a convivência pacífica na União Europeia. Os textos jornalísticos selecionados como tema aspetos específicos da relação luso-alemã.
A escolha dos textos jornalísticos será realizada por dois júris independentes, cada um deles composto por jornalistas e correspondentes de renome, bem como por um (a) formador (a) experiente das próximas gerações de jornalistas.
O prémio bilateral é uma iniciativa da Associação de S. Bartolomeu dos Alemães em Lisboa , em cooperação com o Goethe-Institut Portugal , a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã ,a Central Alemã para o Turismo em Portugal , o Camões Berlim , uma Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha e é apoiado pela Embaixada da República Alemã em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim . As entidades organizadoras do prémio são o Goethe-Institut Portugal e o Camões Berlim.
Contactos:
Julia Klein
Programação Cultural
+351 218 824 510
PremioJornalismo@goethe.de