30/04/2024

 

Pensar o jornalismo com os jornalistas

Encontros nacionais da CCPJ em Portalegre

8 de maio de 2024

 

 

Link para assistir à sessão:

https://youtube.com/live/fDhGtSYyxNs?feature=share

 

Com a recente aprovação do Regulamento Europeu relativo à Liberdade dos Meios de Comunicação Social) e da Diretiva atinente à proteção das pessoas envolvidas na participação pública contra pedidos manifestamente infundados ou processos judiciais abusivos (SLAPPs - ações judiciais estratégicas contra a participação pública), muitas questões se têm levantado em torno das verdadeiras intenções destes normativos legais europeus. Este é mais um dos momentos na história dos media que irá colocar à prova o Jornalismo e a atividade jornalística.

O Jornalismo que temos e que jornalismo queremos tem sido o mote principal dos Encontros Nacionais, organizados pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ). Dia 8, quarta-feira, pelas 14h30, terá lugar, no Auditório Abílio Amiguinho, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Portalegre, mais uma sessão destes diálogos itinerantes que têm procurado dinamizar por todo o país uma reflexão em torno da situação atual do jornalismo e da atividade jornalística. A sessão poderá ser acompanhada presencialmente ou à distância. 

Com a entrada em vigor do Regulamento e a expectativa de uma célere transição da Diretiva para o ordenamento jurídico português, é legítimo que quem há muito reivindica a revisão dos instrumentos legais que regem a atividade jornalística em Portugal, incluindo as estruturas regulatórias da comunicação social e do jornalismo, no sentido de reforçar a capacidade para salvaguardar a qualidade da informação, veja agora reunidas as condições para que o legislador proceda às alterações ambicionadas.

A sessão dos Encontros em Portalegre poderá revelar-se uma oportunidade para que os jornalistas, estudantes, professores, investigadores e consumidores de informação de natureza jornalística possam refletir sobre as normas legais atuais e eventuais contributos que possam integrar propostas de alterações a apresentar ao legislador.

Os diálogos itinerantes promovidos pela CCPJ incluem-se no projeto de descentralização com o qual a CCPJ tem vindo a aproximar a instituição dos jornalistas e do jornalismo que se faz em todo o país.

A partilha de experiências entre os membros que compõem atualmente os diferentes órgãos desta entidade independente de (co)regulação dos jornalistas, têm-se revelado produtiva. Por um lado, têm-se discutindo as competências e funcionalidades da CCPJ e, por outro, o diálogo e a reflexão sobre o jornalismo atual e o papel dos jornalistas tem permitido recolher ideias para ambicionadas mudanças, não só ao nível de alterações legislativas, mas também comportamentais e de compromisso para com a atividade jornalística.

À semelhança das sessões anteriores que já cobriram grande parte do Norte e Centro do território continental, e que também já tiveram lugar em Faro e no Funchal, num total de 12 sessões, das 20 previstas, o Encontro em Portalegre será dedicado, num primeiro momento, à apresentação da missão da Comissão, tendo em conta que os jornalistas e o jornalismo são o propósito e a essência da CCPJ. Seguir-se-á um debate sobre o Jornalismo que temos e que jornalismo queremos. Com os jovens estudantes serão ainda discutidas as questões do acesso à profissão a partir de uma reflexão sobre os Jornalistas de hoje a caminho do amanhã.

A CCPJ conta ainda com o apoio Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Portuguesa de Radiodifusão, da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, Associação de Rádios de Inspiração Cristã e Sindicato dos Jornalistas na promoção e divulgação dos Encontros.