02/03/2026
“Desinformação e Democracia" é o tema da sessão inaugural do ciclo ConferenciAR em Democracia, uma iniciativa que, ao longo de 2026, promoverá um espaço de reflexão e debate sobre os desafios contemporâneos das democracias.
A conferência – que irá ter lugar na próxima quarta-feira, dia 4 de março, pelas 11h00 no Refeitório dos Monges (link para ver através do Canal Parlamento aqui) - será moderada por Emídio Guerreiro, Presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, e contará com a participação de Delphine Colard, Porta-voz do Parlamento Europeu, Inês Sousa Guedes, Diretora da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Luísa Meireles, Diretora de Informação da Agência Lusa, e José Pacheco Pereira, historiador.

O programa pode ser consultado aqui: https://www.parlamento.pt/Documents/2026/programa-conferencia.pdf .
O ciclo ConferenciAR em Democracia tem como principal objetivo reunir especialistas, académicos e profissionais da comunicação social para um diálogo aberto e plural sobre o impacto da desinformação no funcionamento das instituições democráticas, na confiança dos cidadãos e na participação cívica, contribuindo para o reforço da qualidade do debate público e da cultura democrática.