24/09/2024
O Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas vai mais uma vez realizar cursos de formação específicos para jornalistas em situação de desemprego. A maioria destes cursos de aperfeiçoamento ou reconversão serão realizados online, para serem acessíveis a jornalistas de todo o país. Os cursos são gratuitos e os participantes têm direito a apoios sociais, que correspondem a subsídio de alimentação e uma bolsa de formação.
Até ao final do ano, o Cenjor oferece 500 horas de formação específica, além da formação regular. Os cinco cursos Vida Ativa desenhados para jornalistas desempregados são: Design Editorial e Tratamento de Imagem – Nível I, Folha de cálculo para jornalistas, Técnicas fotográficas, Design Editorial e Tratamento de Imagem – Nível II, e Captação de imagem (vídeo).
O curso de Design Editorial e Tratamento de Imagem – Nível I (100h) realiza-se entre 30 de setembro e 14 de novembro, e integra os módulos Técnicas de Paginação, Design editorial – iniciação, e Edição fotográfica no projeto gráfico.
O curso de Folha de cálculo para jornalistas (50h) vai realizar-se entre 21 de outubro e 7 de novembro.
O curso de Técnicas fotográficas (150h) decorre entre 28 de outubro a 18 de dezembro, sendo composto pelos módulos História e Evolução da Fotografia, Câmara fotográfica/fotografia com equipamento digital, Portefólio de exercícios técnicos, e Fotografia digital - linguagens e práticas.
O curso de Captação de imagem (vídeo) (75h) decorre entre 30 de setembro e 25 de outubro, e integra os módulos Câmara de vídeo - exterior e estúdio, e Filmagem com câmaras DSLR.
O curso de Design Editorial e Tratamento de Imagem – Nível II (125h) decorre entre 2 de dezembro e 7 de fevereiro de 2025, sendo composto pelos módulos Técnicas de vectorização manual e automática, Tratamento de imagem avançado, Projeto gráfico para meios impressos, e Infografia no projecto gráfico.
Todos os cursos irão realizar-se online através da plataforma Zoom, exceto o de Captação de imagem, que é presencial (no Cenjor, em Lisboa)
Os formandos são elegíveis para receber apoios sociais: subsídio de alimentação (6€/dia) e bolsa de formação (limite de 50% IAS, exclusiva para formandos que não beneficiem de prestações de desemprego/RSI).
O Cenjor tem como missão apoiar os jornalistas portugueses a desenvolver as suas competências profissionais e, assim, contribuir para um melhor jornalismo. A criação de propostas específicas para profissionais em situação de desemprego é uma das prioridades do centro.
Os candidatos podem inscrever-se através do site do Cenjor: www.cenjor.pt.
Para mais informação contacte avieira@cenjor.pt.