Os membros do Secretariado da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) receberam o Secretário da Comissão da Carteira e Ética dos jornalistas de Angola, Coque Mukuta. Durante o encontro foram abordados aspetos relacionados com o funcionamento da CCPJ, nomeadamente no que respeita à sua característica de organismo público independente gerido por jornalistas, ao seu propósito de reguladora da atividade jornalística, à atuação de cada um dos diferentes órgãos que constituem a Comissão portuguesa - Secretariado, Plenário e Secção Disciplinar - e ao modelo de financiamento centrado, sobretudo, nos emolumentos pagos pelos detentores dos diferentes títulos emitidos pela CCPJ.
Foram ainda analisados nesta reunião aspetos relacionados com os diferentes diplomas legais que norteiam a atividade jornalística portuguesa e os órgãos de comunicação social.
Coque Mukuta apresentou a jovem Comissão da Carteira e Ética, criada em 2017, à qual compete assegurar o funcionamento do sistema de acreditação dos profissionais da informação da comunicação social angolana. Explicou também o seu modelo de financiamento, deu a conhecer os diferentes títulos emitidos pela Comissão e a base dos normativos pelos quais se regem os jornalistas e os órgãos de comunicação social angolanos.
O Secretário da Comissão da Carteira e Ética deu ainda conta da vontade de a Presidente da Comissão, Luísa Rogério, visitar em breve a CCPJ.