A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o Clube de Jornalistas anunciam os vencedores da 4.ª edição do “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde” nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital.
- Catarina Gomes, jornalista freelancer, pelo trabalho “O que eles deixaram no manicómio”, publicado no Público é premiada na categoria Imprensa.
- Isabel Meira, jornalista da Antena 2, pelo trabalho “Voando sobre um ninho de estigmas”, é premiada na categoria Rádio.
- Catarina Marques, jornalista da SIC, pelo trabalho “No Coração do Hospital”, é premiada na categoria Televisão. Imagem de Humberto Candeias, Edição de Imagem de Rui Félix, Grafismo de Carla Gonçalves e Luís Bispo, Produção de Cláudia Araújo, e coordenação de Luís Marçal.
- Helena Bento, jornalista do Expresso, pelo trabalho “Ou durmo ou morro”, é premiada na categoria Jornalismo Digital. Fotografia de Tiago Miranda, Vídeo de André Godinho, Som de José Quintino, Edição Multimédia de João Duarte, Infografia de Carlos Esteves, Web Design de João Melancia e de Tiago Santos, Desenvolvimento Web de Maria Romero.
O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Catarina Gomes, jornalista freelancer, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Imprensa.
Maria Pimentel Valente, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pelo trabalho “Muito riso, muito siso”, é premiada com a distinção Universitário Revelação.
Na quarta edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas foram submetidos a análise do Júri 50 trabalhos jornalísticos, 7 peças adicionais face à edição anterior.
Face ao surto pandémico da COVID-19, a data e local da cerimónia de entrega de prémios serão anunciados oportunamente.
Constituição do Júri da 4.ª edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas:
- Cesário Borga, jornalista, Clube de Jornalistas
- Carlos Lobato, jornalista, Casa de Imprensa
- António Santos, enfermeiro, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospital
- Jorge Penedo, médico, personalidade de mérito na Saúde
- António Borga, jornalista, personalidade de mérito no Jornalismo
O “Prémio Jornalismo em Saúde” é uma organização do Clube de Jornalistas, promovido com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
A iniciativa pretende contribuir para promover a qualidade e a profusão do trabalho jornalístico dedicado à Saúde com enfoque em aspectos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na inovação em Saúde e no desenvolvimento económico e social na área da Saúde.
O prémio distingue trabalhos jornalísticos publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses na área da Saúde, realizados por profissionais da comunicação social, em quatro categorias: Imprensa, Rádio, Televisão e Digital.
A distinção “Universitário Revelação”, dirigida a recém-licenciados de Comunicação Social e Jornalismo, incide estritamente sobre trabalhos académicos sendo, por isso, uma categoria autónoma.
Lisboa, 7 de Abril de 2020