Até 31 de janeiro de 2022, podem ser submetidos ao Prémio de Jornalismo Luso-Alemão artigos sobre a Alemanha publicados em órgãos de comunicação social portugueses, bem como textos divulgados em órgãos de comunicação social alemães sobre Portugal, que tenham sido publicados entre 16 de abril de 2021 e 31 de janeiro de 2022. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar na Feira do Livro de Leipzig, prevista para março de 2022, na qual Portugal será o país convidado de honra. As condições de participação podem ser consultadas aqui.
A primeira edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão foi lançada no dia 16 de setembro de 2020, em Lisboa, coincidindo com as presidências alemã e portuguesa do Conselho da UE em 2020 e 2021 respetivamente. Este projeto pretende contribuir para a divulgação e o conhecimento mútuo entre os dois países, fortalecer a relação bilateral e promover a importância do jornalismo independente e profissional, uma das bases das nossas democracias.
Os jornalistas portugueses vencedores da primeira edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão foram a jornalista Joana de Sousa Dias com a série de quatro artigos publicados na Agência LUSA com o título O legado de Angela Merkel na Alemanha, que lhe valeu o 1.º Prémio, seguida de Guilherme Correia da Silva que recebeu o 2.º Prémio com a peça Onda verde está a crescer na Alemanha a meses das eleições. Já podemos falar de alterações climáticas?, emitida na Rádio Renascença, e por fim Valdemar Cruz, galardoado com o 3.º Prémio pelo artigo A (outra) Batalha de Berlim, publicado na Revista E, do semanário Expresso.
Em cada país, são atribuídos prémios no valor de 2.000 (1.º Prémio), 1.000 (2.º Prémio) e 500 Euros (3.º Prémio), bem como, na primeira e na segunda categorias, uma viagem para duas pessoas à Alemanha ou a Portugal.
A seleção dos artigos é realizada por dois júris independentes, constituídos por cinco personalidades do meio jornalístico de cada país.
O prémio é uma iniciativa da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, em cooperação com o Goethe-Institut Portugal, a Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim, a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha e é apoiado pela Embaixada da República Alemã em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim.
Para mais informações, por favor contacte:
E-mail: premiojornalismo@goethe.de
Página: www.goethe.de/Portugal/premiodejornalismo
Lisboa, 10 de Setembro de 2021