Encontros nacionais da CCPJ em Braga
Universidade do Minho acolhe 2ª sessão a 15 de dezembro
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98580740723
A segunda sessão dos Encontros nacionais da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) irá decorrer, no próximo dia 15, pelas 11h00, na Sala de Atos do ICS da Universidade do Minho, em Braga.
Sob a égide de Pensar o Jornalismo com os Jornalistas, este segundo encontro (depois do arranque em Coimbra em novembro) conta com o apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
A conversa (que poderá ser acompanhada à distância pela plataforma zoom) com jornalistas, estudantes, académicos e outras pessoas com interesse pelo Jornalismo e a atividade jornalística, pretende dar continuidade ao propósito da iniciativa de, num contexto de proximidade, apresentar a missão da CCPJ e debater as questões que atualmente se levantam em torno do “Jornalismo que temos e que Jornalismo queremos” e as preocupações com os “jornalistas de hoje a caminho do amanhã”.
Por exemplo, os diplomas que regem a atividade jornalística apresentam lacunas, normas desadequadas à realidade presente e ao que é possível começar a antever para o futuro. A CCPJ tem constituído um grupo de trabalho que pretende apresentar uma proposta de alteração para algumas dessas leis, nomeadamente o Estatuto do Jornalista, o Regulamento de Estágio de Acesso à profissão de Jornalista, o Regime de Organização e Funcionamento da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e da Acreditação Profissional do Jornalista e a Lei de Imprensa. Pelo que, um dos objetivos destas conversas itinerantes é o de abrir a sessões ao diálogo, à reflexão e partilha de ideias. Entre pares, pensar o jornalismo atual, o papel dos jornalistas e, eventualmente, juntos poderem contribuir para construir as bases para sugerir mudanças. Alterações a nível legislativo, comportamental e de compromisso para com a atividade jornalística.
Estão previstas vinte sessões, uma por distrito do continente, uma na Madeira e outra nos Açores, onde pelo menos dois dos nove jornalistas que compõem atualmente o Secretariado e Plenário da Comissão se disponibilizam, por um lado, a apresentar o organismo e falar sobre as suas competências e funcionalidades. E, por outro, partilhar experiências adquiridas enquanto jornalistas e no exercício das funções que desempenham na CCPJ, entidade independente de (cor)regulação dos jornalistas.
A CCPJ conta ainda com o apoio da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Portuguesa de Radiodifusão, Associação de Rádios de Inspiração Cristã e Sindicato dos Jornalistas na promoção e divulgação dos Encontros.
O Plenário da CCPJ