Link streaming:
https://youtube.com/live/oYlfGDk2CJI?feature=share
Sessão zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92328316032
Sob o tema “Pensar o Jornalismo com os Jornalistas. A digitalização dos media”, a Universidade de Aveiro (UA) recebe esta sexta-feira, 14 de abril, pelas 11h00, na Sala dos Atos Académicos, mais uma sessão dos Encontros organizados pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ). A conversa (que poderá ser acompanhada à distância) conta com o apoio da Academia de Aveiro e do Aveiro Media Competence Center.
Organizados a pensar nos jornalistas, estudantes de jornalismo e das áreas da comunicação social e novas tecnologias da comunicação, docentes e investigadores, os Encontros nacionais têm vindo a ser levados a cabo pela CCPJ com o objetivo primordial de apresentar a missão da CCPJ e refletir sobre o que significa ser detentor de um título profissional, os direitos e deveres que estão subjacentes ao exercício da atividade jornalística e o que representa ser jornalista.
Durante esta 8.ª sessão serão debatidas as questões que atualmente se levantam em torno do “Jornalismo que temos e que Jornalismo queremos”. Será também fomentado o diálogo, a reflexão e a partilha de ideias em torno do jornalismo atual. Em cima da mesa estará o papel dos jornalistas na contribuição para a construção de bases com o propósito de sugerir mudanças e alterações a nível legislativo, comportamental e de compromisso para com a atividade jornalística.
Refira-se a propósito que a CCPJ abriu um período de consulta aos jornalistas sobre as leis que regem a profissão e os meios em que a desenvolvem. Até 27 de maio próximo, a CCPJ vai estar aberta a sugestões para futuras alterações legislativas que este organismo independente de direito público irá propor ao Governo e à Assembleia da República, sendo também estes encontros um local propício à reflexão e partilha de ideias no que respeita a estas matérias.
Por outro lado, a CCPJ, em parceria com o Aveiro Media Competence Center e a Universidade de Aveiro, propõe-se ainda nesta sessão debater as implicações da digitalização do setor numa mesa-redonda que terá lugar no seguimento da própria sessão. Com a transformação digital, o setor dos media debate-se com o aumento diário de dados a analisar, a desinformação, e as novas modalidades de informação e difusão que a digitalização fez surgir. Daí a importância de refletir sobre como podem as ferramentas digitais, a inteligência artificial e a ciência de dados contribuir para um jornalismo de qualidade e para a sustentabilidade dos media.
O Encontro contará com a presença da presidente da CCPJ, Licínia Girão, Luís Mendonça, membro do Plenário da CCPJ, e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro. Na mesa-redonda sobre “A digitalização dos media”, que contará com a moderação do jornalista Carlos Teixeira da Rádio Terranova, que transmitirá o evento em direto, estarão presentes o diretor do Aveiro Media Competence Center, João Morais Palmeiro, coordenador do DigiMedia – Digital Media and Interaction, Nelson Zagalo, e Licínia Girão, em representação da CCPJ.
Estão previstas vinte sessões dos Encontros da CCPJ, uma por distrito do continente, uma na Madeira e outra nos Açores, onde pelo menos dois dos nove jornalistas que compõem atualmente o Secretariado e Plenário da Comissão se disponibilizam, por um lado, a apresentar o organismo e falar sobre as suas competências e funcionalidades. E, por outro, partilhar experiências adquiridas enquanto jornalistas e no exercício das funções que desempenham na CCPJ, entidade independente de (co)regulação dos jornalistas.
O Plenário da CCPJ