22/04/2024

 

A Liberdade não é Liberdade sem informação.

A informação não é rigorosa, credível e pode não ser verdadeira sem o jornalismo e os jornalistas. 

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) saúda todos os profissionais que, em Liberdade, lutam pelo exercício digno da profissão, no respeito pelos direitos e deveres definidos no Estatuto do Jornalista e no Código Deontológico.

Numa conjuntura difícil, onde reina a desinformação e as redes sociais procuram ocupar o espaço das notícias, a CCPJ presta homenagem a todos aqueles que continuam a fazer do jornalismo o seu modo de vida e a sua profissão, em todas as plataformas, superando constrangimentos económicos e desafiando todos os poderes com a força da pergunta, da escrita, do som e da imagem.

Para todos aqueles que já nasceram em Liberdade, e escolheram o jornalismo como destino das suas vidas, um renovado apelo à coragem, perseverança e honestidade, qualidades que deram a Portugal uma nova vida em Democracia.

Jornalistas isentos, frontais e livres, são o garante de um País de cidadãos conscientes e informados, os principais alicerces de uma sociedade mais solidária, inclusiva e forte.

 

O Plenário da CCPJ