:: REUNIÃO COM OS DIRECTORES DE INFORMAÇÃO DAS TELEVISÕES GENERALISTAS MEMORANDO

Na sequência de uma reunião com os Directores de Informação das três televisões generalistas – RTP, SIC e TVI – realizada em 11/02/2004 com o intuito de estabelecer um acordo quanto à definição e à própria nomenclatura a utilizar para a caracterização das funções dos trabalhadores do sector informativo das televisões, e volvidos que estão quase dez anos sobre esse encontro, a CCPJ promoveu uma nova reunião com o objectivo de actualizar a lista de categorias profissionais correspondentes a actividades de natureza jornalística desenvolvidas nos referidos operadores televisivos. Pretendeu-se com tal desiderato melhor habilitar a CCPJ na atribuição e renovação das carteiras profissionais.

Compareceram, para o efeito, o Director de Informação da SIC, jornalista Alcides Vieira, e o Director-adjunto de Informação da TVI, jornalista Mário Moura.

O Director de Informação da RTP, apesar de ter confirmado a sua presença, comunicou, no dia anterior, a sua indisponibilidade para comparecer.

Ficou acordada a seguinte lista de categorias que consubstanciam actividades de natureza jornalística:

  1. Redactor;
  2. Repórter de Imagem;
  3. Realizador de Informação;
  4. Editor de Imagem;
  5. Produtor Editorial

As pessoas enquadradas nas seguintes categorias não devem ser consideradas jornalistas:

  1. Assistente de Realização;
  2. Assistentes de Informação;
  3. Pesquisador;
  4. Produtor;
  5. Anotador.

Os casos concretos que suscitem dúvidas à CCPJ deverão ser instruídos com uma declaração assinada pelo Director de Informação que ateste a actividade jornalística desenvolvida pelo interessado.


Lisboa, 19 de Setembro de 2013

 
 
©2002 Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.
Produzido por: Publiweb